Uma primeira investigação
É amplamente sabido que o Harrison Mixbus (pago) é uma adaptação do Ardour (quase de graça). Pelo menos em termos de funcionalidades e visual, eles são praticamente iguais.
Então comecei uma investigação para saber do que se trata quando se fala em "adaptação do Ardour para soar como um console Harrison".
Confesso que ainda vou precisar de tempo para investigar isso a fundo. Por ora, eu queria saber o que acontece se eu simplesmente tocar um áudio em uma DAW e na outra. Para mim, isso já seria suficiente para demonstrar alguma diferença sonora.
O que fiz foi importar o mesmo áudio para as duas DAW - o que é muito simples, pois são os mesmos comandos - e exportar esses áudios, fazendo um Null Test para compará-los.
Vale aqui uma observação: o Null Test consiste em tocar ao mesmo tempo dois áudios, invertendo a polaridade de um deles. Esse teste é PERFEITO para indicar se existe diferença entre os áudios (quando feito corretamente) . O que ele infelizmente não consegue dizer é qual dos áudios tem a diferença. Portanto, ele não depende do "eu ouvi e senti diferença" , o que elimina o fator humano. A nossa intenção não é definir qual DAW é "melhor" , mas apenas descobrir se são diferentes, e para isso o Null Test é perfeito.
Pois bem, fiz o null test sem inserir nenhum plugin, e desligando a simulação de fita que existe no master do MixBus (falo mais sobre isso adiante). Ou seja , comparei apenas a "base algorítimica" das duas DAW.
RESULTADO: zero. Os dois áudios, um que passou pelo Ardour e outro pelo Mixbus são absolutamente iguais.
Aqui temos em cima o áudio que veio do Ardour e embaixo o que veio do Mixbus , o qual inverti. No master a soma dos dois está no limite de ruído de fundo das DAWs, que é abaixo de -95dB. Ou seja, o "som" das duas em essência é o mesmo.
Em seguida comparei ligando o simulador de fita existente no master da Harrison , deixando na posição default.
E aí podemos ver que existe uma diferença, embora ela seja de -60dB, o que é Extremamente baixo. Abaixo, o espectro da diferença, o que indica que a alteração inserida pelo simulador do master da Mixbus se espalha por todo o espectro, o que eu acho muito saudável.
CONCLUSÃO: pelo menos para as tarefas mais simples, podemos concluir que o algoritmo das duas DAW ou é o mesmo ou para a mesma entrada apresentam a mesma saída (o que no fundo é a mesma coisa). E o simulador presente no master do Mixbus, pelo menos em sua posição default , acrescenta sim uma personalidade sonora, embora ela ainda seja extremamente baixa.
Para quem quiser conferir, os áudios estão aqui:
Comments