Uma definição clássica do tempo de ataque em um compressor é : "Uma vez que o sinal suba acima do threshold, o compressor leva um certo tempo - o attack - para responder com a redução de ganho esperada".
Só que isso não está correto!!! Pelo menos não o tempo todo.
Vejamos um caso em que essa definição clássica acontece de fato:
Na figura vemos que quando o sinal passa do threshold, O compressor leva um certo tempo - o Attack (Ataque) - para assumir a compressão desejada.
Mas o que será que acontece se nesse mesmo compressor um sinal ainda mais alto aparece na entrada?
Pela definição que demos, como o volume da entrada já está acima do threshold, não era para o ataque atuar. Vamos ver o que acontece na realidade?
Em cima temos o sinal de entrada e embaixo o sinal comprimido. No ponto A temos o comportamento esperado: o sinal ultrapassa o threshold e o compressor reage usando o tempo de ataque.
Porém em B o sinal já estava acima do threshold e subiu mais ainda. Pela definição não era para acontecer o envelope de ataque. Mas na realidade o que acontece é o que vemos na figura. O compressor executa um novo envelope de ataque até atingir o novo nível de sinal comprimido. E o mesmo acontece no release. Em C pela definição não era para o release ser disparado, pois o sinal está acima do threshold, porém a curva de release é acionada.
E isso acontece em todo compressor, analógico ou digital. Vejamos por que.
O circuito responsável pelo attack e release é chamado Circuito de Timing e ele não "sabe" qual o threshold. O que ele faz é comparar sua entrada com sua saída. Nele entra um sinal (a Tensão de Controle) que indica qual a redução de ganho que deve ser aplicada. E ele amortece as variações súbitas dessa tensão. Quando sua entrada de repente fica maior que a sua saída, ele leva o tempo de ataque para ajustar. Quando a entrada está igual à saída, ele não faz nada. E quando a entrada fica menor que sua saída, ele leva o tempo de release para de novo ajustar essa tensão. E isso não depende do Threshold!!
Isso pode parecer uma desvantagem, mas na verdade isso mantém as características de timbre do compressor independente se o sinal está acima ou abaixo do threshold, sendo muito importante para manter os transientes naturais do sinal.
Σχόλια