O efeito de flanger é obtido atrasando-se o sinal original de um tempo bem pequeno, variando esse atraso, normalmente através de um LFO (oscilador de baixa frequência), e somando-se o sinal original.
O seu som característico vem dos cancelamentos na resposta em frequência que esse delay provoca – o já famoso Filtro Pente, e a lenta variação do delay desloca os “dentes” desse pente para cima e para baixo, como o fole de uma sanfona.
Mas digamos que você precisa de um flanger que se comporte de uma maneira muito particular. Por exemplo, quer que o tempo que ele leve subindo seja diferente do que ele leva descendo. Você pode criar o efeito através de um delay simples e usar a automação da DAW para ter o controle absoluto das variações do delay.
É um processo extremamente simples. Veja a figura. Nela temos apenas um dos muitos métodos para fazer a coisa. Copie o canal original para um novo. Nesse canal novo, insira um delay que permita ajustes finos do tempo. O mais poderoso nesse sentido é Gratuito - o Voxengo Sound Delay, que você encontra aqui https://www.voxengo.com/product/sounddelay/ .
Você vai precisar ajustar dois parâmetros: primeiro, o delay-base. É em torno dele que o efeito vai atuar. Comece com o valor de 1ms (1 milissegundo ) . Segundo, vamos ajustar a variação desse delay. Vamos usar o controle x0.1 , que ajusta em décimos de milissegundo. Coloque o valor inicial em 5. Assim, o delay vai começar em 1,5 milissegundos.
Agora ligue a automação desse controle de x0.1 , e desenhe a automação que desejar. Pronto, você tem um flanger onde a variação do efeito pode ser ajustada como você quiser, e não só por um LFO.
A proporção de efeito x dry é conseguida apenas ajustando o volume dos dois tracks.
Experimente outros valores iniciais tanto para o delay base quanto para o variável, e desfrute de seu poder !
Ótima dica! Muito interessante! Valeu Fabio!